Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Visualizada: 444 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Educação de Nova Tebas promoveu, de 28 a 30 de janeiro, a Semana Pedagógica para os profissionais da educação da Rede Pública Municipal, com o tema educação Empreendedora.
As Capacitações contaram com parceria do SEBRAE/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), Prefeitura e Território Paraná Centro, visando disseminar o comportamento empreendedor nas escolas do município.
Além de professores da rede pública, líderes de cooperativas, de associações locais e de comunidades empresariais, rurais e acadêmicas também foram capacitados. A Prefeita Heloisa também participou ativamente de todos os dias de capacitação.
As Consultoras Mercia Maria Batista e Cleufe de Almeida trabalharam com o título: O poder da transformação através da liderança e Equipe. Cezar Ituassu desenvolveu: Pedagogia Empreendedora – Seminário de Transferência.
De acordo com Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae/PR, a Educação Empreendedora leva a cultura empreendedora às instituições de ensino. “É uma forma de propiciar às crianças e aos jovens, práticas que possibilitem vivenciar o empreendedorismo, bem como desenvolver habilidades que lhes permitam ser protagonistas das próprias vidas”, disse.
A ideia é que os professores atuem como agentes de transformação de seus alunos, incentivando o comportamento empreendedor e a vivência do empreendedorismo por meio de atividades desenvolvidas em sala de aula.
Para fixar os conceitos, os mestres se utilizam de dinâmicas de grupo, leitura e interpretação de textos, discussões e debates, estudos de caso, pesquisas, simuladores, confecção de produtos, entre outras ferramentas.
A prefeita de Nova Tebas, Heloisa Ivaszek Jensen, avaliou a experiência como produtiva. “Foi de muita valia. Tivemos a participação de 100% dos educadores. Todos se envolveram na capacitação”, afirmou.
A secretária de Educação, Lucinei Camargo, acrescentou que o treinamento foi muito produtivo. “Esperamos que os professores possam repassar o conhecimento para os alunos e que isso tenha reflexo no rendimento escola”.
Fernando Dolabela é criador da Pedagogia Empreendedora, uma metodologia de ensino de empreendedorismo para a educação infantil, básica e ensino médio. A metodologia, segundo ele, desenvolve o potencial dos alunos para serem empreendedores em qualquer atividade que escolherem, e não apenas na abertura de novos negócios. Com uma abordagem humanista, a Pedagogia Empreendedora elege como tema central não o enriquecimento pessoal, mas a preparação do indivíduo para participar ativamente da construção do desenvolvimento social, com vistas à melhoria de vida da população e eliminação da exclusão social.
As informações foram extraídas da página fernandodolabela.wordpress.com/about/ e através de Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae/PR.