Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

Acessibilidade

Em Nova Tebas os alunos das escolas municipais aprendem, em sala de aula, sobre empreendedorismo e protagonismo

Terça-feira, 20 de setembro de 2022

Última Modificação: 20/09/2022 12:54:53 | Visualizada 181 vezes


Ouvir matéria

EM NOVA TEBAS OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS APRENDEM, EM SALA DE AULA, SOBRE EMPREENDEDORISMO E PROTAGONISMO ðŸ′°ðŸðŸ′»

O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Sebrae, sob a orientação da psicopedagoga, Alessandra Serra.

O JEPP- Jovens Empreendedores Primeiros Passos fomenta a cultura empreendedora, por meio de práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida tanto no contexto profissional, como social e também pessoal.

Neste sentido, a Educação Empreendedora incentiva o autoconhecimento e relacionamento interpessoal, novas aprendizagens, além do espirito de coletividade. O JEPP aliado a um ambiente propício a aprendizagem, favorece o envolvimento do aluno no próprio ato de fazer, pensar e aprende, características fundamentais dos comportamentos empreendedores.

A prática interage com as diferentes formas de aprendizagem, por meio de projetos e demais atividades escolares e educacionais, possibilitando momentos de produção de conhecimentos, criação e sensibilização à cultura empreendedora, aprendendo de forma pratica e contextualizada.

COMO FUNCIONA

✅ Do 1° ao 5° ano os alunos vivenciam etapas da elaboração e montagem de um projeto coletivo, buscam informações, analisam fatores, tomam decisões em conjunto, trabalham em equipe, assumam riscos calculados, planejam, organizam e divulgam o projeto, realizam a feira, desenvolvem atividades que remetem a um contexto de ações empreendedoras durante o curso, tendo um aprendizado que, como tal, poderá ser levado para suas vidas, de suas famílias e sua comunidade.

🍕 Os alunos da Escola Emiliano Perneta já colocaram o que aprenderam em prática, trabalhando o empreendedorismo e a educação financeira. Os alunos receberam um valor em dinheiro (cédulas impressas) e foram até a Cantina do Guloso comprar o seu lanche. Os alunos trabalharam o sistema monetário, adição, subtração. Também realizaram uma feira para comercializar mudas de flores. Nossos alunos são prova de que aprender pode ser divertido!

FORMAÇÃO

ðŸO Sebrae oferece aos nossos professores a formação vivencial da metodologia, eles recebem materiais, livro do aluno e livro do professor, gibis sobre Educação Empreendedora. Os professores têm assessoria técnica coletiva e/ou individual sobre a metodologia durante todo processo de aplicabilidade.

ðŸ′©â€ðŸ«O papel do professor tem sido fundamental para o sucesso deste projeto em nosso município desde então, como mediadores das descobertas dos alunos, contribuindo com suas experiencias e sua criatividade, comprometidos com a educação e seus alunos, sendo encontros divertidos e produtivos, as atividades propostas são apenas pontos de partida para uma experiencia enriquecedora para todos. Recentemente mais uma turma de professores concluiu o curso de formação do JEEP.

 Galeria de Fotos

 Veja Também