Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

Carta de Servico

CARTA DE
SERVIÇOS

Acessibilidade

SECRETARIA DE SAÚDE INICIOU AS ATIVIDADES DO GRUPO DE CESSAÇÃO DO TABAGISMO

Segunda-feira, 27 de junho de 2022

Última Modificação: 27/06/2022 10:37:36 | Visualizada 141 vezes


Ouvir matéria

🚭🚭🚭 SECRETARIA DE SAÚDE INICIOU AS ATIVIDADES DO GRUPO DE CESSAÇÃO DO TABAGISMO

A equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, coordenado pela psicóloga Carina Martins, iniciou nessa semana o grupo para cessação do tabagismo.

A Organização Mundial de Saúde classifica o tabagismo como a principal causa evitável de morte. E é classificada como doença, por isso requer tratamento.

A coordenadora da Atenção Básica, Claudia Heller, ressalta que o início do grupo de tabagismo é muito importante, pois abandonar o vício do cigarro não é algo simples e requer acompanhamento. “É importante ressaltar que não é tão simples assim abandonar o vício, visto que alguns fazem uso de cigarro há mais de 35 anos, por isso a equipe procurou ajuda alternativa para compor o tratamento, não ficando somente nos medicamentos, mais também com outras terapias e ações em que compõem a promoção e prevenção à saúde”, explica Claudia.

A equipe multiprofissional passou por uma Capacitação, ofertada em parceria com o INCA, sobre Prevenção à iniciação ao tabagismo. Após essa capacitação as profissionais deram início a organização do grupo e ao cronograma de ações.

Dentre as atividades ofertadas estão o acompanhamento com todos os profissionais da equipe multiprofissional, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, profissional de educação física, farmacêutica, enfermeiros, médicos, enfim uma rede de apoio às pessoas que decidiram abandonar o tabagismo. Outra importante ação utilizada com esse grupo são as metas terapêuticas em que compõem o cuidado e a mudança de hábitos dos pacientes.

 Galeria de Fotos

 Veja Também