Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

Acessibilidade

O município de Nova Tebas irá construir 30 casas populares

Quarta-feira, 15 de junho de 2022

Última Modificação: 15/06/2022 14:03:57 | Visualizada 96 vezes


Ouvir matéria

O município de Nova Tebas irá construir 30 casas para a população

São aproximadamente R$ 3.000.000,00 (três milhões) de investimento realizado com recursos próprios

Entre as principais demandas da população frente a gestão municipal é a volta dos projetos de habitação. No entanto, alguns programas dessa área deixaram de ser viabilizados via recursos federais e estaduais.

Pensando no bem estar das famílias novatebenses, o governo municipal decidiu colocar em prática o projeto de construção de casas para a população. Isso tudo com recursos próprios.

O dinheiro é fruto de uma ação judicial que resultou na devolução de dinheiro público por parte de um ex-prefeito. No ano de 2020 o munícipio recebeu a restituição do valor de aproximadamente dois milhões, assim em comum acordo, o Prefeito Clodoado Fernandes, o vice Pedro Lourenço, os vereadores e secretários municipais decidiram em aplicar o valor da devolução em um projeto que beneficiasse diretamente a população. De tal modo, nasceu o grande sonho da habitação para Nova Tebas.

“Temos um grande déficit de projetos de habitação e certamente a construção de casas para quem mais precisa fará a diferença na vida das pessoas”, afirma o Prefeito Clodoaldo. 

Assim, serão construídas 15 casas na cidade de Nova Tebas, 10 casas no distrito de Catuporanga e 5 casas no distrito de Poema. As casas terão 52m² de construção com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e varanda.  Os imóveis serão construídos em espaços onde o município já possui terrenos.

A política de distribuição, de seleção das famílias, está sendo construída em conjunto com a Assistência Social, e priorizará atender famílias que mais precisam. O projeto é focado em pessoas que não possuem casa, não possuem renda, pessoas em situação de vulnerabilidade social. É importante ressaltar que o diferencial do projeto está na sua forma de funcionalidade, pois o município vai dar o direito de moradia para as pessoas, e não a casa.

O Prefeito Clodoaldo explica o porquê de escolher o modelo de cessão de uso ao invés de fazer a doação do imóvel. “Nós já tivemos experiencias aqui no nosso município em que as pessoas ganharam casa e depois de um tempo acabam negociando o imóvel, trocando por carros, objetos e depois ficavam sem ter onde morar. Assim, a pessoa terá a garantia de residir no imóvel o tempo que precisar, caso ela melhore de vida, consiga construir sua própria casa outra família poderá usufruir dessa casa”, explica o Prefeito. 

A Prefeitura licitou a obra e o Prefeito Clodoaldo já assinou o contrato com a empresa que irá realizar a construção. O tempo de execução da obra é de aproximadamente um ano e meio. A obra também trará oportunidade de empregos, já que a empresa ganhadora da licitação irá contratar mão de obra local.

 Galeria de Fotos

 Veja Também