Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

Carta de Servico

CARTA DE
SERVIÇOS

Acessibilidade

Ganhando o Mundo

Atravessando fronteiras por meio da Educação

Terça-feira, 02 de março de 2021

Última Modificação: 02/03/2021 14:38:38 | Visualizada 378 vezes


Ouvir matéria

A aluna Vanessa Stipp de apenas 14 anos, estudante do Colégio Estadual Vinicius de Moraes, de Nova Tebas foi uma entre os 100 alunos selecionados para participar do projeto de intercâmbio Ganhando o Mundo, um programa do Governo do Paraná. A aluna ficou classificada em 17º lugar, dentro da seleção que levava em consideração as notas dos alunos e a frequência deles durante o ano letivo de 2020.

Para ela fazer o intercâmbio sempre foi um sonho, por isso sempre estava atenta na abertura de editais e se dedicava ao máximo em seus estudos. Segundo ela o segredo para consegui uma oportunidade dessa é estar sempre preparado. “Surgem muitas oportunidades e quando aparece você tem que estar preparado”, conta.

Os classificados têm idades entre 14 e 17 anos e foram escolhidos em diferentes cidades do estado. Eles devem embarcar para a Nova Zelândia no segundo semestre de 2021.

Para a pedagoga do Colégio, Sonia Montani, a classificação da Vanessa serve de exemplo e inspiração para os demais alunos. “Essa classificação é algo que precisa ser divulgado e comemorado, pois não é todo dia que uma aluna consegue um prêmio desse”, explica a pedagoga.

Segundo a Secretaria de Educação do Paraná, o programa oferece ajuda de custo mensal de R$ 800, durante seis meses. Os custos com a documentação para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior são pagos também pela secretaria.

Ainda segundo a secretaria, será oferecido aos alunos classificados um curso de inglês online, em parceria com universidades estaduais, pelo programa Paraná Fala Inglês.

Para a professora Nelza Dal Santo ver a classificação da Vanessa é gratificante. “Quando acontecem essas coisas, como a classificação dela, a gente vê que é possível através da educação transformar a vida dos alunos”.

 Galeria de Vídeos

 Galeria de Fotos

 Veja Também