Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

Carta de Servico

CARTA DE
SERVIÇOS

Acessibilidade

NOVA TEBAS ADERE A ESTRATÉGIA NACIONAL PARA PREVENÇÃO E ATENÇÃO À OBESIDADE INFANTIL

Segunda-feira, 03 de outubro de 2022

Última Modificação: 03/10/2022 14:38:49 | Visualizada 5476 vezes


Ouvir matéria

NOVA TEBAS ADERE A ESTRATÉGIA NACIONAL PARA PREVENÇÃO E ATENÇÃO À OBESIDADE INFANTIL ðŸ§′ðŸÂŽðŸÂÆ’â€Â♀ï¸Â

A Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem (21) o lançamento oficial do Projeto Proteja. Que é uma Estratégia brasileira intersetorial de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, que tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças.

O município de Nova Tebas por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve várias ações com relação a identificação, controle e tratamento da obesidade, principalmente em crianças, por meio de busca ativa, monitoramento e ações de prevenção e promoção. E agora além do programa municipal Crescer Saudável, Nova Tebas aderiu ao Proteja, tendo como as técnicas responsáveis Claudia Heller – Coordenadora da Atenção Básica e Claudia Brauna - Nutricionista. Esse programa vem de encontro com um olhar mais amplo sobre a obesidade infantil, e nos permite realizar ações mais pontuais e amplas sobre essa questão de saúde pública.

O PROTEJA contempla um conjunto de ações essenciais e complementares que, reunidas e implementadas, em nível municipal, poderão apoiar a reversão do cenário de obesidade infantil no país. A obesidade entre crianças e adolescentes é resultado de uma série complexa de fatores genéticos, individuais/comportamentais e ambientais que atuam em múltiplos contextos: familiar, comunitário, escolar, social e político. Por ser multifatorial, trata-se de uma condição complexa de ser compreendida e desafiadora para intervenção, pois exige ações integradas em diversos setores, além da saúde.

A QUALIDADE DE VIDA DE NOSSAS CRIANÇAS É UM COMPROMISSO DE TODOS

As ações propostas pela estratégia requerem articulação local para a sua implementação com outros setores tais como educação, assistência social, agricultura, segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento urbano, esportes, câmara de vereadores, entre outros que tenham capacidade de planejar e implementar AÇÕES CAPAZES DE PROPORCIONAR AMBIENTES E CIDADES FAVORÁVEIS ÀS ESCOLHAS E HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS.

POR QUE PROTEJA? QUAL O SIGNIIFCADO?

PRIMEIRO CONTATO - Garantir que a Atenção Primária à Saúde (APS) seja o principal lócus de monitoramento do estado nutricional, de promoção da saúde, de prevenção do ganho de peso excessivo, de diagnóstico precoce e de cuidado adequado às crianças, aos adolescentes e às gestantes.

RESPONSABILIZAÇÃO - Responsabilizar-se e envolver diversos parceiros na prevenção da obesidade infantil.

ORGANIZAÇÃO - Organizar e implementar ações efetivas em seu município para prevenir a obesidade infantil.

TRANSFORMAÇÃO - Realizar ações inovadoras de incentivo à alimentação saudável e à prática da atividade física voltadas a indivíduos e comunidades.

EDUCAÇÃO - Organizar processos de educação permanente para qualificação de profissionais do SUS, da educação e da assistência social e gestores na prevenção da obesidade infantil.

JANELA DE OPORTUNIDADE - Comunicar, investindo em ações de comunicação, para prevenir a obesidade infantil.

AMBIENTES - Proteger os espaços frequentados pelas crianças e pelos adolescentes, por meio de ambientes promotores da alimentação adequada e saudável e da atividade física

 Galeria de Fotos

 Veja Também