Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

Carta de Servico

CARTA DE
SERVIÇOS

Acessibilidade

Pesquisadoras da Unicentro visitam as três Estações Ecológicas de Nova Tebas

Sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Última Modificação: 26/11/2021 17:29:13 | Visualizada 213 vezes


Ouvir matéria

🌿 Pesquisadoras da Unicentro visitam as três Estações Ecológicas de Nova Tebas ðŸ¦ðŸ¦…🦉🦜

O objetivo é fazer o levantamento dos pássaros que habitam essa região

As Unidades de Conservação de Proteção Integral – Estações Ecológicas Reinaldo Petrechen, Dr. Orlando Sanchez e João Dasko Além de serem importante polo de preservação também são espaço de pesquisa para muitos estudantes.

Durante esse mês de novembro três pesquisadoras da Universidade Estadual do Centro Oeste estiveram visitando e pesquisando dentro das estações ecológicas. A equipe é formada pelas alunas de Biologia Renata Borges Teixeira e Cassia Carolina de Oliveira e coordenada pela mestranda em Biologia Evolutiva, Andrielli Leticia Valentim. Todas orientadas pelo Professor João Miranda.

As pesquisadoras ficaram três dias visitando as estações. Um dia em cada unidade. Segundo elas a pesquisa começa bem cedo e se estende até a noite, principalmente para visualização de corujas. “Na primeira etapa são feitas fotos, então fazemos a identificação das espécies e depois são feitas listas e no laboratório são feitas as estatísticas e análise das amostragens”, explica Adrielli.

Essa é a primeira pesquisa voltada para as aves. Com o objetivo de fazer o levantamento das aves que habitam as estações ecológicas de Nova Tebas. Em contra partida o município fica responsável pelo transporte, hospedagem e alimentação das pesquisadoras.

Para as alunas a estações ecológicas são berço para as aves “elas são importante para conservar espécies raras e até mesmo para evitar que outras espécies entrem em extinção”, conta a coordenadora da pesquisa.

A pesquisadora Renata enxerga as áreas de preservação como sendo essencial. “Precisamos conservar porque as consequências de uma má preservação já estão sendo vistas, com as secas, a falta de água, o aumento da temperatura. A preservação é o começo para uma vida melhor”, explica.

Segundo a pesquisadora Cassia, “todo animal tem um papel no ecossistema, é um ciclo, portanto, precisamos preservar todas as espécies para que tudo esteja bem”, aponta.

🦉 FICOU CURIOSO PARA SABER QUAIS SÃO AS ESPÉCIES ENCONTRADAS EM NOSSAS ESTAÇÕES? Confira nas fotos quais são os pássaros encontrados:

 Veja Também