Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

Carta de Servico

CARTA DE
SERVIÇOS

Acessibilidade

Saúde

Teste da orelhinha é oferecido gratuitamente para recém-nascidos no Hospital Municipal de Nova Tebas

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

Última Modificação: 03/02/2021 15:44:37 | Visualizada 726 vezes

Não dói, é rápido e gratuito. Esse é um exame simples feito para saber se está tudo bem com a audição do bebê


Ouvir matéria

Uma boa audição é a base para o desenvolvimento da fala. A audição do bebê se desenvolve totalmente nos primeiros meses de vida, logo, é importante detectar qualquer problema o quanto antes, e para isso existe o teste da orelhinha, que deve ser realizado nos três primeiros meses de vida do bebê. Esse teste tem como finalidade verificar se a criança tem alguma alteração auditiva.

Para a realização do teste o profissional de fonoaudiologia utiliza emissões otoacústicas evocadas, que é um aparelho que produz estímulos sonoros leves e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno. “É Como se fosse um fone de ouvido e algumas ondas sonoras são emitidas e o próprio aparelho mostra o resultado”, explica Ariadne Betiati, fonoaudióloga do Hospital Municipal de Nova Tebas.

Segundo a fonoaudióloga o teste é rápido e não causa nenhum tipo de dor ao bebe. Ela conta que após a realização do teste, caso a criança reprove, um novo teste é marcado para outra semana, no entanto caso altere novamente um outro exame mais detalhado é solicitado e a criança deve ser encaminhada a um especialista.

Hoje a Secretaria de Saúde de Nova Tebas oferece o teste gratuitamente a todos os recém-nascidos do município. No entanto, anteriormente o teste era feito em Ivaiporã, o que exigia um deslocamento das mães e das crianças.

Para o Prefeito Clodoaldo Fernandes essa é uma conquista que merece ser comemorada, pois é mais uma forma de trazer a saúde mais próxima das pessoas. “Fazer o teste da orelhinha em nosso município é um grande avanço aos cuidados com o recém-nascido, garante o acesso a um exame primordial e que deve ser realizado nos primeiros dias de vida. É mais uma forma de trazer a saúde mais próxima das pessoas evitando viagens pra outras cidades em busca de atendimentos da saúde. Nossa missão é melhorar dia após dia, no nosso maior objetivo que é o CUIDAR DAS PESSOAS”, explica o Prefeito.

Teste da Orelhinha em Nova Tebas Crédito: assessoria de comunicacao
Legenda: Teste da Orelhinha em Nova Tebas

 Galeria de Fotos

 Veja Também